Começa nesta sexta-feira (1º) o Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira, promovido pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), pelo Banco Central do Brasil (BC), pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e pelos Procons de todo o país.
A iniciativa vai até o dia 30 de novembro, e visa promover a negociação de dívidas bancárias e o equilíbrio financeiro dos consumidores. Os bancos participantes vão oferecer condições especiais aos devedores, a depender de sua política de crédito.
Entre as possibilidades, estão:
- Parcelamento;
- Descontos no valor da dívida; e
- Taxas de juros reduzidas para refinanciamento.
Segundo a Febraban, poderão ser negociadas dívidas de cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e demais modalidades de crédito contraídas de bancos e instituições financeiras, que estejam em atraso e não possuam bens dados em garantia nem dívidas prescritas.
Como negociar no mutirão dos bancos?
➡️1º PASSO: Descubra quanto deve e para quem deve
Segundo a Febraban, o primeiro passo para conseguir participar do mutirão é saber quais são suas dívidas e com quais instituições financeiras.
Para isso, a orientação é que o consumidor acesse o Registrato, do Banco Central — ferramenta que mostra contas e relacionamentos que o consumidor possui com bancos e instituições financeiras.
A ferramenta também permite que o consumidor gere um relatório sobre empréstimos e financiamentos, com saldo devedor, modalidade (cheque especial, cartão de crédito, entre outras) e o status da dívida (se já venceu ou vai vencer).
Nenhum comentário:
Postar um comentário