Quem tem sua coleção de livros em casa sabe o quão complicado pode ser mantê-los em bom estado. Vez ou outra acontece de os volumes amassarem, da capa descolar ou serem acometidos por alguma infestação de fungos ou insetos.
No entanto, o maior vilão da saúde das obras é a poeira. Se deixar ela acumular, pode acabar manchando a capa ou as páginas para sempre. Mas você sabia que limpar o livro de forma imprópria pode ser ainda pior?
Usar um espanador é ineficaz, já que só levanta o pó no ambiente, e passar pano molhado ou com produtos químicos vai danificar o papel, que é frágil.O Guia de Compras conversou com uma especialista para entender qual é a melhor forma de limpar os livros e como aumentar sua vida útil.Como limpar o livroA forma mais indicada de limpar o livro é passar um pincel achatado de pintar paredes – conhecido como trincha – por todo o volume, tanto na parte externa como interna.A parte externa do livro é dividida entre capas e cortes, que são as partes das páginas que ficam expostas – há o corte superior, inferior e lateral.“Tem que passar a trincha especialmente no corte superior, que é mais suscetível à sujeira”, explica Dione Seripierri, bibliotecária do Museu de Zoologia da USP e especialista em conservação de documentos.Para as capas, também se pode usar um tecido seco para limpar. “Costumamos usar pano para fralda, porque é bem macio, para as capas, o lombo e até por dentro, na contracapa”, diz Seripierri.
Para livros menores, também se pode usar a broxa redonda, que é outro tipo de pincel, menorzinhoSeripierri indica fazer a limpeza em um local arejado, mas sem ventilação direta, para que a sujeira e o pó que caírem dos livros não se espalhem no ambiente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário