apoios 2

webradiotataira.com contador

7.2.24

Você sabe o que significa?

Você já deve ter visto por aí crianças (e até mesmo adultos) com um cordão com desenhos de girassóis no pescoço. Se o objeto de identificação já lhe é familiar, ótimo. Mas se não é, você precisa entender do que se trata. É uma questão de cidadania e de amor ao próximo.

O grupo também inclui síndromes como a fibromialgia.

Seu uso já é bastante difundido mundo afora e, no Brasil, passou a ser mais facilmente encontrado, inclusive com a adoção de legislação específica em alguns municípios. Porém, agora é oficial em todo o país, a partir de uma alteração no Estatuto da Pessoa com Deficiência.

Tão difundido quanto, o cordão com imagens de quebra-cabeças já é bastante visto pelo Brasil. A diferença entre este e o que exibe girassóis é simples: enquanto as populares flores amarelas abrangem todas as deficiências ocultas, os quebra-cabeças remetem apenas à comunidade autista.

“No quebra-cabeça, temos que reunir todos os pedaços para ser perfeito e nenhum de nós é perfeito, porque cada pessoa é única, com qualidades próprias e defeitos”, 

“É importante porque chama a atenção para o tema e diminui os julgamentos. A pessoa autista é muito julgada em razão das estereotipias, os movimentos repetitivos. A identificação permite que julguem menos a pessoa e os seus acompanhantes”, 

Nenhum comentário:

Postar um comentário